Tornar-se redator freelancer numa época em que o trabalho autônomo nunca esteve tão em voga apresenta-se como uma excelente oportunidade para quem está em busca de novos desafios profissionais.
Esteja você pensando em se dedicar a essa carreira em tempo integral ou apenas usá-la como um trabalho paralelo para complementar sua renda, 2021 é sem dúvidas o momento perfeito para colocar em prática suas habilidades na escrita.
Mas… o que faz exatamente um escritor freelancer?
O que faz um escritor freelancer?
Resumidamente, este profissional é responsável por elaborar textos com pautas definidas voltados para determinado público-alvo.
Ele pode assinar o próprio texto como também pode trabalhar como ghostwriter (escritor fantasma) e, neste caso, sua identidade não é revelada, ou seja, ele não recebe créditos pela autoria do texto. Cabe lembrar que este tipo de serviço tem sido muito procurado ultimamente.
Os estilos de texto solicitados são dos mais variados, com destaque para: criação de e-books, posts para blogs e redes sociais, textos para e-mail marketing e landing pages, entre muitos outros.
É bem verdade que muitas pessoas se apaixonam pela ideia de ter uma carreira criativa que as proporcione flexibilidade e liberdade para trabalhar de qualquer lugar do mundo.
No entanto, para ter real sucesso nessa empreitada é preciso possuir certas habilidades e características que farão com que você se diferencie dos seus concorrentes, afinal, o mercado de produção de conteúdo está cada vez mais exigente.
Leia também:
O que é necessário para se tornar um redator freelancer de sucesso?
Além de ter um bom computador de mesa ou laptop e uma ótima conexão à Internet, reunimos aqui algumas das principais dicas e requisitos necessários para você arrasar nos seus textos:
Excelente Redação – Você deve possuir profundo conhecimento lexical e gramatical do idioma com o qual trabalhará, pois esta será obviamente a sua ferramenta n° 1.
Domínio de programas de edição de texto como MS Word, Word online, Open Office, Google Docs e Wordpad – quanto melhor você dominar esses recursos, mais facilidade você terá em organizar seus pensamentos e adquirir fluidez em seu texto.
Escrita SEO – Clientes atualmente costumam exigir esta habilidade, afinal, saber otimizar o texto com palavras-chaves bem classificadas e facilmente acessadas pelos leitores nos mecanismos de busca, principalmente Google, é fundamental para a visibilidade do artigo e consequentemente para um bom direcionamento de tráfego.
Marketing Digital e Marketing de Conteúdo – Um redator completo deve ter um entendimento básico sobre as principais ferramentas de marketing digital, incluindo marketing de mídias sociais, Pay per Click e AdWords. Ter conhecimentos em marketing de conteúdo também aumenta a credibilidade e a qualidade do projeto.
Certificações – Apesar de não ser obrigatório, ter um diploma ou certificado no curso de Comunicação Social, de escrita criativa ou de marketing digital é certamente um grande diferencial para a carreira de qualquer escritor freelancer.
Conhecimentos de WordPress/Blogs – Há grandes chances de que você seja eventualmente contratado para escrever artigos para um dos bilhões de blogs que povoam a Internet atualmente.
Portanto, ter alguma experiência com blogs e saber o básico de WordPress, a maior ferramenta de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) da internet, também será um grande diferencial em sua jornada.
Portfólio Online – Clientes costumam pedir textos previamente realizados pelo redator para avaliar a qualidade de sua escrita antes de contratar seus serviços. Dessa forma, é recomendável que você tenha um bom portfólio online contendo seus principais projetos realizados a fim de impressionar positivamente seu futuro contratante.
Excelente Comunicação – Não adianta apenas ter um portfólio completo se você não souber vender seu peixe. Para isso, você precisa ter boas habilidades comunicacionais a fim de aumentar sua rede de contatos.
Você poderá encontrar e contactar clientes em potencial se cadastrando em um dos inúmeros sites/plataformas de freelancer que existem atualmente, além de poder participar de eventos na área para melhorar seu networking.
Nichos e Subnichos – Apesar de você teoricamente poder escrever sobre qualquer tema (e isso acontecerá muito, sobretudo no início da sua carreira), muitos freelancers optam por se especializar em nichos e subnichos específicos a fim de se tornarem uma referência naquele tema.
Por exemplo, você pode se aprofundar na escrita de textos sobre saúde e bem-estar, comportamento, empreendedorismo, marketing… Enfim, as opções são inúmeras!
Bom Gerenciamento de Tempo – Você precisa saber gerenciar o bem mais precioso de qualquer freelancer: o tempo.
Portanto, administre-o com sabedoria para não perder nenhum prazo e sujar seu nome com o cliente. Para isso, você pode contar com a ajuda de aplicativos ou simplesmente criar uma rotina de trabalho disciplinada e segui-la.
Disposição para Aprender e Pesquisar – Um bom texto requer boas referências, portanto, um redator de sucesso deve ser capaz de fazer uma excelente curadoria de conteúdo, o que nada mais é do que a boa e velha pesquisa.
Além disso, ele deve seguir certas técnicas que tornem seu texto mais atrativo, conciso e otimizado visualmente, investindo em parágrafos curtos, subtítulos, marcadores, entre outros recursos.
Agora que você já conhece os requisitos desejáveis, vejamos quais são as vantagens de se tornar um escritor freelancer, e já podemos adiantar que elas são imbatíveis!
4 bons motivos para trabalhar com redação freelancer
- Melhore sua Qualidade de Vida
Você é daqueles que preferem escrever de manhã cedinho? Ou sua inspiração só aparece à noite?
Seja qual for o caso, trabalhando como redator freelancer você terá a liberdade de escrever quando quiser e organizar sua agenda como melhor lhe convier, obviamente sempre respeitando os prazos acordados com o cliente.
Além disso, você poderá trabalhar literalmente de qualquer lugar do mundo, por exemplo, até mesmo de uma praia paradisíaca caso precise de um incentivo extra para um texto, por que não?
Tudo isso lhe trará paz de espírito e permitirá que você tenha mais tempo livre para dedicar a si mesmo e à sua família, melhorando assim sua qualidade de vida e a de todos ao seu redor.
- Nunca Pare de Aprender
Uma das coisas mais empolgantes de ser um escritor de conteúdo é estar constantemente lendo e aprendendo coisas novas durante suas pesquisas – você terá o privilégio de adquirir conhecimentos dia após dia e ainda será pago para isso, quer coisa melhor?
- Desenvolva seu próprio negócio com eficiência
Ao adquirir experiência como redator de conteúdo, você se sentirá apto para construir sua própria marca/site e administrar seu próprio blog, afinal, toda essa bagagem lhe dará a confiança necessária para expandir sua carreira ainda mais. O céu é o limite.
- Aumente sua Renda
Não há limites de quanto você pode ganhar com redação de conteúdo – você tanto pode optar por manter seu emprego tradicional e fazer freelas como redator apenas para ganhar um extra quanto pode se dedicar integralmente aos textos e tirar um bom dinheiro no fim do mês.
Independentemente da sua escolha, o mercado de escrita freelancer está superaquecido e você dificilmente terá problemas em conseguir jobs com frequência.
Conclusão
As tendências profissionais estão mudando mais rápido do que nunca em praticamente todos os setores, em grande parte devido à atual situação pandêmica que estamos vivendo.
Como resultado, o mercado de escritores freelancer se vê cada vez mais efervescente e impulsionado por essa nova realidade em que empresas, agentes e clientes independentes buscam produtores de conteúdo autônomos para impulsionarem seus negócios.
Portanto, como pudemos ver, o cenário atual se mostra extremamente promissor para quem deseja começar a ganhar a vida redigindo textos no conforto de seu lar.
No entanto, preste muita atenção aos requisitos aqui expostos para obter êxito nesta carreira tão concorrida, afinal, apenas saber escrever já não é mais garantia de sucesso – se não quiser ficar para trás, você precisa estar totalmente alinhado e adaptado às ferramentas, técnicas e estilos de escrita do momento.
Como muito bem colocou o gênio da física, Stephen Hawking, “inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”, então não tenha medo de mudar.
Sucesso!