Entender o que é marketing de conteúdo e seus benefícios é de extrema importância para quem quer fazer um excelente marketing digital.
O marketing digital, aliás, tornou-se indispensável para qualquer empresa que sonhe em ter sucesso hoje, aumentando a sua visibilidade online e ganhando mais clientes.
Se você tem dúvidas sobre o que signifca marketing de conteúdo, a respeito de como fazer uso dele e os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio, acompanhe esse guia completo até o final.
Aqui iremos falar sobre o que há de mais essencial dentro desse tema que faz a diferença para negócios de qualquer segmento e tamanho.
Boa leitura!
Marketing de Conteúdo: O que significa?
Quando fala-se sobre marketing de conteúdo, estamos nos referindo a uma estratégia do marketing cujo foco principal é engajar com o público-alvo para que sua rede de potenciais clientes e de clientes efetivos sejam atraídos.
Tudo isso criando conteúdos de alto valor e relevantes para eles.
Através de bons conteúdos, você consegue atrair, envolver e gerar grande valor para todas as pessoas de interesse para seu negócio.
Você cria uma percepção bastante positiva a respeito da sua própria marca, o que amplia a geração de novas possibilidades de negócios.
Então, podemos definir a estratégia de marketing de conteúdo de modo a ser uma estratégia para atração dos novos clientes por meio do desenvolvimento de conteúdos relevantes, nos mais diferentes formatos destinados a seu público.
Esses conteúdos criados podem ser textos para blogs, vídeos, postagens nas redes sociais, e-books, entre outros.
Ele se torna essencial à medida que os consumidores estão mais exigentes e têm um maior poder de escolher aquilo que desejam consumir em termos de conteúdos, e que respondem melhor aos seus anseios e desejos.
O lado bom dessa mudança é que você possui o poder de pesquisar e obter o conhecimento necessário para produzir aquilo que o seu público quer ver ou ler.
Isso significa focar naquilo que é de interesse da sua audiência, focando no desejo que essas pessoas têm, ao invés de apenas falar sobre os seus produtos.
Atualmente, um conteúdo para ser de qualidade deve ser valioso e trazer benefícios para quem lê, e não ser focado somente em tentar vender.
Você pode criar conteúdos valiosos que ajudem a solucionar um problema do seu potencial cliente, a esclarecer dúvidas que ele possui ou ainda lhe ensinar algo, e consequentemente a venda virá desse processo.
O conteúdo deve passar uma mensagem certa para as pessoas certas no momento exato, aquele no qual ele mais necessita, superando assim todas as expectativas do seu público.
É isso que gera percepção real de valor para esse consumidor, o faz querer compartilhar esse conteúdo, e gera uma visão bastante positiva a respeito da sua marca dentro do mercado.
A boa estratégia do Marketing de Conteúdo: Conheça mais sobre ela
Para garantir que você irá desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo, nada melhor do que conhecer as etapas nas quais ela é dividia.
Em primeiro lugar, é preciso fazer fazer um levantamento e a documentação de todos aqueles pontos importantes e necessários, antes de iniciar a criação da sua estratégia.
Esse é o principal, o planejamento, sem um bom planejamento sua estratégia pode ser comprometida.
As etapas da elaboração de sua estratégia de Marketing de conteúdo são as seguintes:
- Planejamento: a primeira etapa da estratégia de criação do conteúdo baseia-se em criar um plano que deixe claro quem é quem, quem ficará responsável por cada tarefa e como é que essas pessoas vão atingir as metas estipuladas.
- Criar a persona: o passo seguinte de uma boa estratégia de conteúdo é a criação da persona, pois a partir daí, você poderá criar conteúdos mais relevantes e valiosos, já que sabe para quem eles serão direcionados.
- Criação do conteúdo: você deve então começar a criar conteúdos que serão compartilhados com o seu público-alvo, e eles podem ser desenvolvidos nos mais diferentes formatos, como artigos para blogs, publicações nas redes sociais, e-book, vídeos para YouTube, e-mail.
O mais importante aqui é desenvolver conteúdos em formatos que sejam a preferência da sua persona.
Nem todas as pessoas gostam de ler, preferindo, portanto, materiais no formato de vídeo ou áudio. Outras já estão fartas de tantos vídeos longos e preferem vídeos mais curtos.
Por isso, é preciso entender a sua audiência.
- Distribuição do conteúdo produzido: o passo seguinte na sua estratégia do marketing de conteúdo é a promoção dos conteúdos que foram produzidos.
Essa promoção deve ser feita nos canais nos quais a sua persona mais acessa, como blogs, redes sociais ou via e-mail.
- Mensuração dos resultados: você só poderá saber se aquela estratégia do marketing de conteúdo realmente está funcionando se analisar todos os resultados, que referem-se à quantidade de tráfego que chega ao seu site, as interações nas redes sociais, o ranqueamento de SEO, etc.
Mostradas as etapas de uma boa estratégia desenvolvida para o marketing de conteúdo, vamos conhecer mais sobre outro ponto essencial: inbound marketing.
A metodologia do Inbound Marketing
O Inbound Marketing é a estratégia principal dentro do marketing digital nos dias atuais, por isso conhecer sobre ela é essencial.
Dentro do Inbound Marketing, conhecido como marketing de atração, temos o próprio marketing de conteúdo.
Por essa razão é preciso conhecer os princípios do Inbound Marketing, a fim desenvolver uma excelente estratégia de conteúdo.
O Inbound Marketing refere-se a qualquer estratégia dentro do marketing que tenha como objetivo a captação do interesse dos consumidores, de maneira não invasiva.
Ele vai no sentido contrário daquelas propagandas consideradas “agressivas”, como as da TV, que jogam os anúncios de preços e descontos em cima do cliente, quando estes não se encontram preparados para recebê-los.
No caso do Inbound Marketing, o que se deseja é sempre a atração do público de maneira bastante sutil.
Você deve deixar que o cliente venha até seu negócio respeitando o tempo dele e então dê a permissão que você necessita para passar a mensagem desejada, por conta disso mesmo ele é conhecido por marketing de atração.
Para obter esse resultado, o Inbound Marketing tem como base quatro pilares muito importantes, que são:
- Atrair: isso ocorre por meio da criação e publicação de conteúdos valiosos e relevantes para sua audiência, o que ajuda a atrair os visitantes realmente interessados em seu negócio
- Converter: o objetivo nesse pilar é conseguir transformar as pessoas que visitam a sua empresa, o que pode ser via redes sociais, site ou blog, em leads ou potenciais clientes, de modo a aproximá-las mais da sua marca e transformá-las em potenciais vendas para o futuro
- Vender: quando o seu lead encontra-se interessado em um produto ou um serviço oferecido pelo seu negócio, você deve mostrar a ele que a solução oferecida ali é a melhor do mercado, fechando assim a venda
- Encantar: muitas pessoas acham que a relação empresa-cliente termina depois da venda. Entretanto, o Inbound Marketing tem como preceito a construção de uma relação duradoura, na qual você oferece um suporte completo necessário aos seus clientes, encantando-o com um atendimento de alta qualidade e bons materiais. O objetivo deve ser fidelizá-lo para que ele compre novamente
Fazer um bom marketing de conteúdo é exatamente seguir essa metodologia Inbound Marketing.
Você deve buscar atrair o seu público como uma forma de conseguir conquistar a confiança e ganhar seguidores que sejam fiéis à sua marca.
O ponto central desse artigo é mostrar o que é marketing de conteúdo e seus benefícios.
Assim, vamos agora mostrar as vantagens de fazer uso dessa estratégia.
Quais são os benefícios obtidos com o Marketing de Conteúdo?
Um grande número de pessoas que está começando a aprender sobre marketing digital e, principalmente, sobre o marketing de conteúdo questionam-se: por que fazer uso dele?
Aqui neste tópico, nós iremos mostrar para você as vantagens do uso dessa estratégia para seu empreendimento, de modo que ele possa atingir aqueles objetivos desejados.
Se você tem dúvidas sobre se o uso do marketing de conteúdo é eficaz de verdade, temos aqui um dado importante: nos dias de hoje, mais de 70% das empresas do país já usam essa estratégia para adquirir novos clientes.
Mais de 60% daquelas que não fazem ainda o uso dela já pensam em começar a colocá-la em prática em breve.
Os números deixam muito claro que aquelas empresas do nosso país cada vez mais percebem a importância dessa estratégia e querem usá-la para melhorar seus resultados.
Vamos ver agora os benefícios da utilização de um ótimo marketing de conteúdo para entender de vez porque ela é tão imprescindível!
Ajuda a gerar brand awareness
Se há uma vantagem importante no uso da estratégia do marketing de conteúdo se dá porque ela ajuda as pessoas a reconhecerem a sua marca, bem com a conhecer os produtos ou serviços oferecidos pelo seu empreendimento.
As pessoas tendem a comprar produtos ou contratar serviços com marcas que lhe são familiares, por isso vale a pena usar essa estratégia para alcançar esse objetivo.
Aumenta o tráfego orgânico do seu site
Um dos objetivos principais dentro do marketing digital é conseguir aumentar o tráfego orgânico para o site ou blog da empresa.
O uso do Google como meio principal para informar-se é feito por mais de 85% das pessoas, sendo assim, seu site/blog torna-se a principal “portal de entrada” para atrair novos clientes.
O buscador Google é um parceiro importante, sendo o caminho pelo qual percorre o usuário até o seu site, e nesse ponto o marketing de conteúdo tem uma enorme importância aqui.
A produção de um conteúdo valioso e de alta relevância é a forma mais eficaz de colocar o seu site/blog nos primeiros resultados da primeira página dentro dos resultados do Google.
Assim, fica muito mais fácil garantir que o seu público o encontre e clique para conhecer mais sobre seu empreendimento.
As empresas que utilizam corretamente o marketing de conteúdo conseguem mais que dobrar as visitas médias aos seus sites.
Potencializa o engajamento do público com a marca
O marketing de conteúdo é benéfico também para sua empresa porque ajuda a engajar mais o seu público com o seu negócio, promovendo um relacionamento bem mais próximo e frequente, por meio de uma audiência que é mais seletiva.
Por isso, você deve produzir conteúdo de alta qualidade, o que ajudará a aumentar muito as interações dos usuários com a sua marca, e essas pessoas se tornarão fiéis a ela, recomendando-a e defendendo-a no mercado.
O marketing de conteúdo gera muito mais vendas
Não há como falar no uso do marketing de conteúdo sem mencionar como essa estratégia é eficiente para gerar mais vendas para você.
Nem sempre seu objetivo final, ao usar essa estratégia, vai ser vender.
Entretanto, quando você produz conteúdos para guiar seus leads através desse processo para compra e então prepará-los com vista à decisão que será tomada, as chances de gerar mais vendas é bem maior.
Ajuda a impulsionar a geração de leads
Quando você tem muitas pessoas visitando o seu site, então é preciso passar a colher informações para enviar os conteúdos certos para elas e então transformá-las em verdadeiras oportunidades de vendas.
O marketing de conteúdo consegue bem mais apenas do que triplicar o número total de leads que uma empresa gera, por isso essa estratégia é tão eficiente.
Ela é sólida e ajuda a trazer ótimos resultados quando você pensa no longo prazo, ainda que não produza e crie conteúdos diariamente, mas sempre mantendo a frequência e a qualidade.
Reduz bastante o CAC (sigla para Custo de Aquisição de Clientes)
Uma métrica extremamente importante que você deve estar sempre de olho é o Custo de Aquisição de Clientes, conhecida como CAC.
Ela aponta quanto seu empreendimento está investindo em marketing para conseguir a conversão de um novo cliente.
Quando conseguir um cliente novo para sua empresa é barato, então a receita que ele irá gerar cobre aquelas despesas que você teve e ainda gera lucro.
Sendo assim, o objetivo da sua empresa deve ser manter o CAC em um valor mais baixo que for possível, para assim aumentar a lucratividade do negócio.
As empresas, em sua grande maioria, possuem um time comercial que tem como foco prospectar mais clientes, e injetam muito dinheiro nos anúncios pagos para gerar novos clientes.
Apesar de dar resultado, esse tipo de ação gera altos custos para o seu empreendimento, e então entra aí a importância do uso do marketing de conteúdo.
Uma ótima estratégia desse tipo reduz muito o CAC, pois você fornece aos clientes materiais que reduzem as dúvidas deles no momento de realizar a compra, e ainda deixa o time de venda munido com muitos outros em mãos.
O resultado é um processo para vendas bem mais curto, um aumento das conversões de leads em clientes, uma diminuição do CAC da empresa e aumento nos lucros.
Aumenta o LTV (lifetime-value)
Um último grande benefício do uso de uma excelente estratégia de marketing de conteúdo é o aumento do LTV, sigla para lifetime-value.
O LTV trata-se do valor total gasto por uma cliente ao comprar do seu negócio, e esse gasto é considerado de forma geral, tudo o que ele coloca de dinheiro em aquisições de produtos ou de serviços.
Se um cliente compra, em média, um produto que custa R$ 70,00 duas vezes, então o LTV dele é de R$ 140,00.
Você deve ter em mente sempre que é bem mais barato fazer uma nova venda para um atual cliente do seu estabelecimento do que conquistar um cliente novo.
Portanto, a estratégia do marketing de conteúdo pode ser considerada uma ótima forma de manter seu atual cliente engajado sempre com a sua empresa, para assim você conseguir fidelizá-lo.
Existem diversos conteúdos que você poderá utilizar no seu pós-venda para manter esse contato e o engajamento do cliente, como é o caso de newsletters exclusivas, que oferecem produtos ou ainda descontos na sua loja.
Plano para uma boa estratégia de conteúdo
Um dos pontos de extrema importância ao se fazer o marketing de conteúdo em seu empreendimento é que essa estratégia precisa ser muito bem organizada e bastante estruturada para que ela possa gerar ótimos resultados.
Para isso, você deve dividir esse planejamento feito para sua estratégia em 3 etapas: elas são o planejamento, a execução e a mensuração.
A partir de agora, depois de mostrar o que é marketing de conteúdo e seus benefícios, vamos falar sobre essas três etapas do planejamento da sua estratégia.
Planejamento da sua estratégia de criação de conteúdo
A estratégia do marketing de conteúdo deve ser vista como muito mais do que apenas escrever, por incrível que pareça, essa é uma parte bem menor.
Antes de você começar a colocar as palavras na ferramenta de textos, você precisa definir quais são seus objetivos, quais estratégias vai usar e quais métricas que irá avaliar para saber se essa estratégia está trazendo resultados.
Um planejamento trata-se de tudo aquilo que vem antes mesmo de você começar a criar o conteúdo em si: é preciso escolher qual tema vai trabalhar naquele conteúdo, qual linguagem usar e as palavras-chave certas para ele.
É no planejamento que você irá deixar bem mais claro quais resultados deseja alcançar com a estratégia da criação do conteúdo, qual é o caminho que precisará traçar para poder chegar até lá e como vai medir o progresso.
As pessoas que produzem conteúdos sem um planejamento atuam como se estivessem fazendo uma viagem para um local que não conhecem sem usar um mapa ou um GPS.
O caminho pode ser divertido, mas não o levará a lugar algum e ainda fará você se perder em um lugar isolado, com problemas no carro.
A etapa do planejamento serve exatamente para que se possa definir todos os passos que terá sua estratégia, para que assim ela possa alcançar o objetivo esperado.
Definição dos objetivos da sua estratégia e das KPIs para acompanhar
Quando você tem um objetivo bastante claro, então fica mais fácil saber quais métricas acompanhar para analisar se a estratégia está indo para o caminho certo e quais são as ações a tomar para que seus resultados sejam melhores.
Uma estratégia deve sempre buscar atingir um objetivo que traga resultados positivos reais para aquela marca.
Nós vimos, em um tópico anterior, quais os benefícios de fazer uso do marketing de conteúdo, tais como:
- Gerar mais vendas
- Aumentar o LTV
- Engajar mais o público com a sua marca
- Gerar um maior brand awareness
- Além de muitas outras
Quando você então define qual é o objetivo mais importante da sua estratégia, então o próximo passo é a definição dos KPIs, que são indicadores-chave da performance da sua campanha, que deverão ser acompanhados.
A definição do KPI precisa ser muito bem-feita, visto que há sempre pessoas de dois tipos que geram problemas ao avaliar os indicadores das suas campanhas:
- Aquelas que não fazem o acompanhamento dessas métricas de forma suficiente
- Aquelas que acompanham em excesso essas métricas
Quem não acompanha as KPIs definidas de modo suficiente, acaba não conseguindo medir os resultados e “anda às cegas”, não sabe se o caminho que percorre é ou não o certo.
Já quem acompanha toda métrica que está disponível acaba ficando com muitos dados em mãos, mas não consegue saber exatamente o que fazer com eles e não possuem informações relevantes para trabalhar.
Na hora da definição de um ótimo KPI para trabalhar, ele deve encaixar-se dentro dessas características:
- Ele deve ser importante
- Ele deve ser mensurável de forma fácil
- Ele deve de simplesmente entendimento
- Ele deve ser eficaz para poder levar seu negócio a gerar uma ação positiva
Para saber melhor qual KPI acompanhar, veja os principais objetivos do uso de uma boa estratégia de marketing de conteúdo e também quais métricas usar para analisá-los:
- Objetivo de aumentar brand awareness: analisar número de curtidas que tem no Facebook, número de seguidores que possui no Twitter, quantidade de visites no site, views nos vídeos do YouTube
- Engajar o público com a marca: compartilhamentos dentro das redes sociais, qual o número de páginas que foram visitadas no site, número de comentários em postagem, uma taxa de rejeição que seja baixa
- Gerar mais leads: número de conversões em landing page, crescimento da base de contatos
- Educar o mercado: quantidade de páginas visitadas em seu site, número de assinantes do feed RSS, número de subscriber das suas newsletter
- Custo por venda: qual o número de vendas realizadas, qual é o custo de aquisição por cliente ou CAC, qual o tempo que a empresa gasta para conseguir efetuar uma venda
- Gerar vendas: relação entre vendas e leads, número de vendas realizadas
- Lifetime-value: qual o tempo de contrato que tem cada cliente
Definir as Personas
Um dos mais importantes pilares no marketing de conteúdo trata-se do momento da definição das personas do seu negócio, afinal, você não quer apenas gerar a atração de qualquer pessoa até seu site ou blog.
Você precisa que a pessoa certa chegue até ele, pois as chances dela tornar-se cliente são muito maiores, o que vai gerar as vendas desejas.
Assim, o planejamento do seu marketing de conteúdo deve ser completamente fundamentado sobre o perfil da sua persona, para assim ajudar a solucionar as dores dela e conduzi-la durante todo o funil de vendas.
É importante conhecer o conceito da persona para diferenciá-lo do que é público-alvo, visto que muitas pessoas ainda confundem os dois, o que gera muitos problemas.
Público-alvo é um conceito que refere-se à descrição de um determinado grupo demográfico, enquanto persona é a descrição de forma semi-fictícia daquele que é o cliente ideal do seu negócio.
O uso do termo semi-fictícia se dá porque para criar a sua persona você deve fazer entrevistas ou pesquisas amplas com aqueles que são os melhores clientes, identificando assim os traços comuns existentes entre eles.
A persona, portanto, é muitíssimo mais detalhada do que o seu público-alvo, e permite que as suas ações feitas, ou seja, a criação de conteúdos voltados para ela seja mais certeira, o que aumentará o número de conversões.
Funil de vendas, a sua importância e a criação de bons conteúdos
Um conceito muito importante dentro da estratégia que é o marketing de conteúdo é o de funil de vendas, uma forma de ilustrar bem o processo das vendas.
Esse processo vai desde o 1º contato do lead com seu empreendimento até o momento no qual a venda será efetivada.
O funil até recebe muito volume que vem do topo, mas ele, em seu fundo, recebe poucas e qualificadas pessoas, que realmente possuem interesse na sua empresa e na solução oferecida por ela, vindo a tornar-se um cliente.
A partir do uso do funil de vendas, então você saberá em que etapa o potencial cliente encontra-se e quais são os esforços realmente necessários para poder levá-lo à próxima etapa, para que esse potencial cliente tome a decisão de comprar.
Sem usar o funil de vendas, é preciso dizer que você não saberá em qual nível encontra-se o seu lead e qual é o melhor tipo de conteúdo mais relevante para ele, ajudando a educá-lo e a encaminhá-lo para a etapa seguinte.
Os canais a serem usados no marketing de conteúdo
Após entender a importância de definir a persona e o que significa um funil de vendas, chega então o momento de planejar quais canais usar nessa estratégia para investir nelas e adquirir mais clientes.
É por meio deles você irá distribuir o conteúdo produzido para atingir sua persona, por isso é essencial escolher bem apenas aqueles capazes de trazer resultados e evitando usar sua energia em opções sem retorno nenhum.
Blog
As publicações feitas em blogs estão em segundo lugar em estratégias mais usadas ainda hoje pelas empresas, ficando atrás unicamente das redes sociais, os canais mais importantes nos dias atuais.
O blog é, de forma geral, considerado um grande alicerce em qualquer estratégia de marketing de conteúdo.
Ele oferece uma enorme leque de possibilidades, com relação aos tipos diversos de conteúdos que suportam e as opções de conversões de leads.
O maior benefício de escolher o blog como um canal de publicação de bons conteúdos é que o tráfego completo gerado é apenas seu.
Isso evita o risco de que você perca aquela audiência que gerou ao obter tráfego vindo de outra plataforma, como é o caso das redes sociais, para só aí direcioná-la ao seu blog.
Redes Sociais
As redes sociais, não há dúvidas, estão entre os canais mais importantes dentro de qualquer planejamento de estratégia para marketing de conteúdo.
Os benefícios proporcionados pelo uso das mídias sociais são enormes, pois ajudam a divulgar a sua marca, engajam melhor a audiência, geram tráfego para seu blog, cria muitas oportunidades de vendas, entre vários outros.
A busca por conteúdos nas redes sociais cresce ano após ano, o que faz com que tê-las em sua estratégia ajudará muito a gerar retornos positivos para seu empreendimento.
O e-mail marketing é uma outra importante ferramenta para você usar como canal de comunicação na sua planejada estratégia de conteúdo.
O e-mail ainda é um ótimo canal com relação ao Retorno sobre o Investimento quando usado para fazer um bom marketing de conteúdo, o que mostra como vale a pena investir nele.
Executando e mensurando a estratégia de marketing de conteúdo
Um dos maiores problemas com relação ao sucesso do seu marketing de conteúdo é devido à má execução do planejamento realizado, ainda que o mesmo tenha sido muito bem feito.
Para você conseguir evitar que isso aconteça, nunca se deve perder de vista aquilo que se definiu na primeira etapa de qualquer estratégia para geração de conteúdo, o planejamento.
Você precisa manter uma frequência na produção e na distribuição dos seus conteúdos para que possa não só sempre trazer novos potenciais clientes, mas encantar e engajar aqueles que conheceram a sua empresa.
É também de suma importância que você esteja aberto a realizar mudanças na execução do seu planejamento, transformando aquilo que for necessário para o alcance do seu objetivo final.
Produzindo conteúdos
Produzir conteúdos pode ser considerado como sendo o “coração” pulsante da estratégia de qualquer empresa quando quer trabalhar com marketing de conteúdo.
Afinal, é aqui que o planejamento feito começa a tomar forma e é finalmente executado.
A criação de conteúdo, ao contrário do que muitos imaginam, não é algo fácil, exige que você invista tempo, muita dedicação e bastante trabalho.
Seguindo determinadas recomendações, então esse processo poderá tornar-se bem menos trabalhoso e muito mais eficaz.
Veja a seguir alguns fatores a serem considerados para produzir bons conteúdos!
Escolher corretamente as palavras-chave
Uma etapa extremamente importante para você garantir excelentes resultados na produção dos conteúdos é a escolha correta das palavras-chave.
Elas são termos ou frases usadas pelos usuários ao realizarem suas buscas pela internet.
Isso faz com que elas sejam os elementos mais importantes no momento de fazer um bom SEO, otimizando assim o conteúdo desenvolvido para que ele apareça bem ranqueado dentro dos buscados da internet.
Você deve pesquisar aquelas palavras-chave que sejam mais relevantes ao seu negócio e então investir na produção de conteúdos partindo desse tema.
A extensão e o formato do seu conteúdo
Muitas pessoas, ao criarem conteúdos, não atentam-se à extensão e ao formato como sendo fatores importantes.
Eles devem variar considerando o site ou blog de cada empresa, sendo o mais essencial que se entregue valor ao leitor.
Apesar disso, existem certas dicas que ajudarão você a criar conteúdos que sejam melhores para leitura:
- Evite textos muito longos sem necessidades
- Não produza textos muito complicados e de difícil compreensão para seu público
- Não crie textos que sejam muito curtos e sem ter informações de relevância
- Evite textos com parágrafos muito longos (máximo de 3 linhas)
- O tamanho médio para começar a produzir conteúdos é de 50- palavras, o que ajuda a responder as dúvidas que tem a sua persona
- Mude o formato dos conteúdos, variando de textos a infográficos, passando por vídeos e até mesmo podcasts, vá testando quais são melhor aceitos pelo público
Otimizando seus conteúdos para os motores de busca (usando o SEO)
Após a produção de um conteúdo de alta qualidade e relevância, não basta somente fazer a publicação dele: é preciso, antes de qualquer coisa, otimizá-lo, para garantir que ele vai ser encontrado pela persona do seu negócio.
Aí é que entra importância do SEO, a otimização para motores de buscas, uma das estratégias mais importantes dentro da metodologia do Inbound Marketing.
Todos os buscadores, como exemplo do Google ou o Bing, os mais famosos, fazem uso de algoritmos que ajudam a classificar os conteúdos que são indexados a eles.
O uso desses algoritmos é que ajudam a definir que o conteúdo A é mais importante que o B, referente aquele mesmo tema, e por isso que ele deverá ser colocado em primeiro lugar ao se fazer uma busca pela keyword específica.
Quão mais relevante for o seu conteúdo para esses motores de busca, então melhor colocado ele estará nos resultados exibidos aos clientes.
Se você está entre os primeiros resultados da primeira página das buscas, maiores serão as chances de que os usuários cliquem nas suas páginas.
Por isso, a otimização com o SEO é tão importante quanto um conteúdo de altíssima qualidade, original e relevante.
Mensurar da estratégia de conteúdo
Depois de aprender a como fazer o planejamento e a execução da sua estratégia de conteúdo, é chegado o momento de ir ao último passo.
A mensuração da estratégia de conteúdo do seu empreendimento é uma parte que necessita de uma atenção extra e que é delicada, para evitar compreensões erradas.
Você precisa escolher muito bem as métricas que irá acompanhar para entender de verdade os resultados até então obtidos, mantendo-os ou fazendo alterações, se necessário.
A análise desses resultados não pode ser feita de qualquer forma e por isso é um momento bastante delicado da sua estratégia.
Se feita erroneamente, você vai acreditar que está obtendo bons resultados quando na verdade a estratégia não está trazendo retornos positivos e vice-versa.
As correções ao longo do percurso somente podem fazer por meio desse acompanhamento em tempo real e corretamente dos resultados.
O marketing digital permite que você realize esse acompanhamento das KPIs na hora em que elas estão mensurando a estratégia.
Isso permitirá a você alterar as suas estratégias de forma rápida, para evitar as perdas de tempo e dinheiro, algo impossível no marketing off-line.
Você precisa rastrear bem as oportunidades de negócios que foram geradas pelo seu conteúdo, os canais que mais gera mais leads e o retorno obtido sobre a sua estratégia, para então ter a certeza absoluta de que os resultados serão benéficos.
Conclusão
Como você viu, uma das estratégias mais essenciais do marketing digital é o marketing de conteúdo, por isso é necessário entender tudo sobre ele e como executá-lo adequadamente.
Neste texto, você conheceu mais a respeito dessa estratégia, os benefícios dela e as etapas para colocá-la em prática.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é Marketing de conteúdo e seus benefícios?