O mundo Freelancer teve um crescimento considerável nós últimos anos. As buscas por esse tipo de vaga está sendo muito pesquisada.
Os motivos pela alta nesse tipo de serviço são vários. Há muitas pessoas que escolhem esta opção por devido ao momento em que estão passando, tais como, desemprego, maternidade, desejo de ter um negócio próprio.
Por outro lado, outras pessoas entram para o mundo freelancer pela oportunidade de fazer renda extra.
Independentemente do motivo, o importante é que o mercado está crescendo a cada ano que passa. E, isso fica nítido quando a taxa de desemprego no Brasil cresceu.
Porém, não se pode negar que existe um longo caminho por percorrer. Sobre algumas das dificuldades encontradas iremos falar hoje, neste post.
Dificuldades mais comuns no trabalho Freelancer
Vamos listar as dificuldades mais comuns, que claro não são impossíveis de serem vencidas, mas é bom ficar ciente da existência delas antes de começar a desenvolver os seus projetos.
Instabilidade
Não há maior “conforto” saber que todo o mês um salário vai estar na sua conta. A maioria das pessoas preferem a estabilidade do que a instabilidade.
Nem todos nascemos para sermos empreendedores e começar projetos novos. Embora ser freelancer não seja o mesmo que ter uma empresa, você perceberá em muitos artigos aqui no blog, que o freelancer necessita saber gerir.
Não ter aquele valor fixo proporcionado pela CLT pode ser um grande martítio para as pessoas que estão acostumadas a trabalhar com carteira assinada.
Isso não quer dizer que você não vai ter dinheiro. Dependendo da quantidade de trabalho que pode surgir no mês de freelance ou autônomo, é possível ganhar muito mais do que este valor fixo mensal.
Porém, terá de lidar com a incerteza, pois nunca vai ter certeza absoluta do quanto vai tirar no mês.
Por esta razão, é necessário ter um excelente planejamento financeiro, em outras palavras, boa educação financeira.
Desvalorização
É difícil principalmente para quem está começando. Até conquistar clientes e firmar no mercado muitas águas irão rolar.
Uma das grandes barreiras a serem vencidas, é sem dúvida, aprender a estipular o preço dos serviços.
Normalmente, um freelance iniciantes luta com o seguinte pensamento: “se eu cobrar muito alto irei ficar sem job algum”. Por isso, muitos profissionais qualificados perdem, pois não conseguem precificar.
É preciso saber se posicionar de forma profissional e estabelecer preços adequados, de modo, a não trabalhar quase de graça nem tampouco ter valores exorbitante.
Assim, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado. Observar o que outros freelances estão cobrando pelos mesmos serviços. Também levar em consideração o que o seu serviço tem de diferente ou superior. Pergunte-se: o que ofereço soluciona o problema do meu cliente? O que posso fazer para surpreendê-lo e conquistá-lo?
Tenha também claro o quanto você necessita ganhar para pagar suas contas e chegar até o final do mês. Lembre-se, o freelancer não tem um salário, ele cobra por seus serviços e precisa saber administrar todos os valores que entram.
Procrastinação
Diferente de um trabalho formal em alguma empresa quem é Freela acaba tendo mais liberdade.
Pode estar em casa, com infinidades de coisas a sua volta que possam causar distrações, fazendo com que o profissional caia na armadilha da procrastinação.
Esta liberdade é boa na hora de poder escolher seus horários. Mas você não pode confundir as coisas e acabar esquecendo de trabalhar.
O freelancer precisa ser bom administrador, sabendo gerir seu tempo, suas tarefas e os seus projetos.
Isso pode causar grandes problemas e preocupações. Mas, não se preocupe, pois existem inúmeras ferramentas no mercado que podem auxiliá-lo. Desde marcadores de tempo, agendas, plataforma de gestão para freelances, e muito mais.
Então quando for trabalhar como Freelancer, tenha em mente que vai precisar separar as horas necessárias apenas para trabalhar, e se dedicar totalmente a isso como um emprego formal.
Responsabilidades de um Freelancer
Esse é um ponto que deve ser muito bem pensado antes de se envolver neste mundo. Pois, saiba que o que não falta para um Freela são responsabilidades.
Se você parar para pensar um pouquinho vai perceber que tudo, absolutamente tudo, irá depender de você. Desde a procura do serviço até a execução do projeto, a comunicação com seus clientes até a finalização e entrega do projeto.
Em realidade, um freelancer trabalha muito.
A organização deve ser um ponto forte
Para que você realmente seja bem-sucedido como freelancer, não pode esquecer de ter tudo muito bem organizado.
O primeiro passo para o seu sucesso nesse mundo é a sua organização. E por mais que pareça algo difícil de colocar em prática, é algo que será alcançado aos poucos e com a prática diária.
Você pode gostar também:
Seja um Freelancer de sucesso
Não é porque tem dificuldades pelo caminho que você vai desistir. Tudo na nossa vida tem obstáculos e no mundo Freelancer não é diferente.
Qualquer carreira que você for escolher, não importa se é simples ou algo mais complicado, sempre vão haver dificuldades no percurso.
O que a gente tem que fazer é buscar se capacitar cada dia mais, sempre que tiver uma oportunidade para se capacitar, capacite-se.
Você tem o que precisa para ser freelancer?
Autonomia:
Os Freelancers são trabalhadores autônomos, e para que seu trabalho seja bem feito é necessário que ele tenha total autonomia.
Autonomia para tomar decisões acertadas, oferecendo ao cliente sempre o melhor.
Saber trabalhar a distância
O trabalho remoto veio para ficar. Inclusive, grandes empresas estão optando pelo trabalho a distância ou mesmo o trabalho híbrido, em que parte da semana é na empresa e parte em casa.
Trabalhar a distância exige disciplina, habilidade de executar tarefas ‘sozinho’, habilidade de resolver problemas tecnológicos e etc.
Por outro lado, muitos profissionais não conseguem separar o momento em que começa a trabalhar e o momento em que para. Quero dizer com isso, que muitos continuam envolvidos com o trabalho até mesmo depois do horário.
Sabemos que isso não é saudável. Estabeleça limites para si mesmo.
Saber trabalhar em equipe
Nem sempre o Freelancer vai trabalhar sozinho.
Em algumas oportunidades você irá trabalhar com diversos outros profissionais, cada um de suas casas e, terá um gestor de projetos que irá coordenar o trabalho.
Isso é muito comum em empresas de marketing, empresas de tradução, tecnologia e muitas outras. Assim, o freelancer precisa aprimorar sua comunicação, escrevendo e-mails, se comunicando por WhatsApp ou quaisquer outras ferramentas.
Ter respeito pelo trabalho dos outros, sabendo que todos aprendemos uns com os outros.
Não é obrigado a você trabalhar desta forma, mas caso uma oportunidade dessas surgir na sua vida profissional é bom aprimorar as formas que você trabalha.
É um jeito de sair da zona de conforto e ganhar mais experiência, isso pode abrir muitas portas na sua vida profissional.
Originalidade
Em um mercado em que há muitos concorrentes é importante você se destacar de alguma forma.
A concorrência está ficando cada dia mais forte e você não vai querer ficar para trás né!
Então seja original, deixe registrado nos seus projetos coisas que farão as pessoas lembrarem o porque te escolheu. Isso lhe trará muitos outros clientes.
Trabalhe com carinho, se colocando no lugar do cliente e, colherá seus frutos.
Conclusão
Como podemos analisar depois de todas essas informações, existem muitas dificuldades na caminhada pelo mundo freelancer.
Entretanto, você não deve desistir.
Se você realmente quer ser um Freelancer, e vai levar isso a sério como um serviço convencional pode sim dar muito certo. Basta ter muita força de vontade e não ter medo dos obstáculos.
Este texto não foi feito para te deixar com medo de se tornar um Freelancer, foi feito para você saber e se preparar para esse mundo.
Siga as nossas dicas e bem-vindo ao mundo freelancer!